sábado, 7 de novembro de 2009

Um Ano de Corposinalizante!!

Olá todos os nossos leitores e leitoras!

Estamos aqui para comemorar o 1° ano de existência do grupo Corposinalizante, nascido em 7 de Novembro de 2008, no MAM/SP com um grupo de 8 pessoas (Camila, Felipe, Edvaldo, Leonardo, Cibele, Amarilis, Joana e Daina). Daquela data até agora novos integrantes entraram e tivemos várias conquistas... veremos a seguir:

Tudo começou com milhares de sugestões para o nome do grupo, como "Silenciarte", "Cabine das Idéias", "Além da Visão", "Autofalante" e outros. Aí pensamos em "Corposfalantes", a partir da idéia de que os nossos corpos falam. Deste nome chegamos em “CORPOSINALIZANTE” e criamos nosso logotipo, a partir de uma foto que fizemos da mão do Edinho.


No início o grupo se concentrava somente neste blog, a equipe se reunia para postar notícias sobre encontros que realizamos com artistas, invenções na rua e pesquisas desenvolvidas pelos alunos do programa "Aprender Para Ensinar" do MAM-SP.


Entrevista do Aprender para Ensinar com a artista Leya Mira Brander

O ano de 2009 começou diferente, com novidades. Recebemos um convite da TV Brasil em parceira com o Museu da Pessoa, para criar dois filmes de 5 minutos para serem exibidos na TvBrasil, parte do projeto Ponto Brasil. Participamos deste projeto junto com outros grupos convidados: Afrofuturismo, Política do Impossível e As Rutes.

Dentro deste projeto criamos nossos primeiros filmes: "Corposinalizante" e "Atrás do Mundo".

"Atrás do Mundo" não é apenas um filme, mas um filme-manifesto que luta por legendas em filmes nacionais. "Corposinalizante" é um filme que registra um círculo de histórias, no qual cada surdo participante conta uma história que marcou sua vida. Participaram como nossos convidados Alex Melendez e Cristiano Koyama, muito importantes na comunidade surda.



Making of de "Atrás do Mundo"

O Corposinalizante sempre foi presente nas aulas do projeto "Aprender Para Ensinar" no MAM, monitorando grupos, coordenando intervenções na cidade, criando performances - como para os cartões postais "Nosso Corpo Nossa Língua" - participando de entrevistas com artistas e visitas à outros museus.


Experiências poéticas na cidade

Agora em outubro participamos de uma matéria na revista TRIP sobre jovens ativistas e fomos convidados pelas instituições Museu da Pessoa, Ashoka e Mais Diferenças para coordenar uma formação de professores em círculo de histórias - nossa primeira experiência em formação de professores.

Neste caminho conhecemos muitas pessoas, grupos e instituições e fizemos muitos parceiros, como Alex e Cristiano, os fotógrafos Peetssa e Isaumir Nascimento, os artistas Daniel Lima, Rafael Leona, Sato, Yili Rojas, Estela Lapponi, os percussionistas Fernando Alabê e Rafael, o Museu da Pessoa, Ashoka e Mais Diferenças, entre muitos outros.

Que venha mais um ano, com várias novas conquistas!
Seguimos em frente... Nosso Corpo é Nossa Língua!


Texto: Felipe Lima

6 comentários:

Projeto A Mão disse...

Parabéns Corpo!!!

cibol disse...

Parabéns!
É nóis!!
Cibol

Unknown disse...

Oi,
gostei muito das fotos...
Vcs não fazem camisetas com elas?
Parabéns pelo site.
felipevbarbosa@gmail.com

Projeto A Mão disse...

Olá Felipe, nós produzimos uma tiragem de cartões postais. Estamos fazendo umas camistetas customizadas para os educadores usrdos atenderem nas expoisções do MAM-SP, mas que será também produzida por encomenda. Se houver interesse, é só escrever!!

Um abraço

Lu disse...

Olá,


Em primeiro lugar, parabéns pelo projeto!

Vi uma matéria sobre vocês na revista vida simples e nela falava que era possível participar de um projeto de vocês para ler para quem não pode ou emprestar a voz para gravações de livros. Como faço para participar?

obrigada

Luisa

Denise disse...

Parabéns vcs e todos trabalham, continuem assim seus trabalhos!!! Parabéns! Ja fui la em SP, tava estagio na escola para Crianças Surdas Rio Branco. Juntos com eles passeiam ao museu MAM, admirava! Parabéns! Gostei! Abraços! Denise