sexta-feira, 16 de abril de 2010

Corposinalizante no jornal "PUC em Notícias"

O "PUC em Notícias", jornal quinzenal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez uma matéria especial sobre o grupo Corposinalizante:

Leia aqui um trecho:

[1ª quinzena de abril de 2010, Ano 2, número 17]

Corposinalizante
Arte e Tecnologia facilitam inclusão de surdos
Bete Andrade

Era para ser apenas um blog, mas já ganhou as ruas. Assim é o Corposinalizante, projeto que vem chamando atenção de pessoas ligadas às artes plásticas, à mídia e ao cinema.

(...) Lima, que participa do grupo desde sua criação, conta que a idéia inicial era postar no blog artigos referentes às atividades desenvolvidas durante as aulas do projeto Aprender para Ensinar, do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM. "No entanto, começaram a surgir convites para participar de programas de televisão, de dois curtas-metragens em forma de documentário... e a iniciativa foi se ampliando".

Atualmente, o grupo participa, a convite do diretor de cinema Kiko Goifman, da produtora Juliana Di Grazia e do Sesc Tv, de um documentário para a televisão sobre os trabalhos do Corposinalizante e a vida cotidiana de jovens surdos. Os integrantes também estão em permanente campanha pela inserção de legendas nos filmes brasileiros e nos programas de televisão nacionais.

Os jovens ainda desenvolvem e executam intervenções urbanas, com a finalidade de reivindicar inclusão social e mostrar que não apenas se interessam por arte, mas são também capazes de produzi-la.

De todas as atividades das quais participa junto ao Corposinalizante, o jovem Castilho destaca a que considerou como uma das mais emocionante para o grupo: um trabalho de formação de professores durante o projeto Círculo de Histórias, realizado em parceria com a organização Ashoka, pioneira no trabalho com empreendedores sociais.

"Nesse evento tivemos a oportunidade de trocar experiências da vida com professores formados em grandes universidades", relembra.

Um comentário:

Adriana Auger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.