quarta-feira, 21 de julho de 2010

Programa Login

Olá pessoal,

Na ultima semana, eu (Leonardo Castilho) fui convidado para participar do programa Login através de um e-mail.

Fiquei tão surpreso em receber um convite desse... depois pensei: seria muito legal aceitar esse convite, então aceitei.
No dia da gravação, o motorista da Tv Cultura foi me buscar no MAM, eu estava com a Daina, que me acompanhou no programa. Ela me contou durante o caminho à Tv Cultura que pegou a câmera de fotografia, e disse que ia tirar fotos enquanto eu estivesse fazendo maquiagem, antes de entrar no AR, e também enquanto eu estivesse sendo entrevistado no programa. Ao chegar na Tv Cultura, fomos chamados para entrar no estúdio. Quando eu entrei, vi um estúdio tão lindo e animado e o produtor nos deu o roteiro do programa. Nós alteramos algumas coisas escritas, como “Linguagem de Sinais”, mudamos para “Língua de Sinais”, “Deficiente Auditivo” para “Surdo”, “Guia de museu” para “Educador de Museu” entre outras coisas. Conhecemos a interprete convidada, Giselle Guimarães.


Fui chamado para fazer uma pequena maquiagem. Nessa hora a Daina foi pegar a câmera fotográfica e percebeu que não tinha o cartão de memória! Putz!! Ficamos sem. Antes de entrar no AR, a produtora do programa, Fabiana, nos apresentou ao diretor do programa, Leonardo, e também aos apresentadores, e começaram a pensar o que fazer com a intérprete, onde seria legal ela ficar para ser filmada e para que eu pudesse entender a tradução, né!?

A interprete tinha que ficar atrás das câmeras, para interpretar o programa todo, para todos os surdos que estivessem assistindo. Sugeriram então colocar a Daina no estúdio e chamaram ela para participar também, para poder me ajudar. Então colocaram a Daina, e ela ficou toda vermelha. Ao entrar no AR, eu já estava muito nervoso e com frio na barriga, porque eu fiquei pensando “AI MEU DEUS, ISSO É AO VIVO????”, por que estou acostumado a ficar em frente de uma câmera, gravando, mas depois editam.... aí sim.


O Programa Login fala somente sobre jovens, as novidades dos jovens no Brasil e no Mundo. O tema do dia era Surdez, assim eu teria que falar um pouco sobre a minha vida na comunidade surda, o que eu faço nos trabalhos, se já passei por alguma dificuldade ou preconceito etc. A Daina também participou na fala e me ajudou muito na interpretação.


Uma coisa eu adorei conhecer foi um novo programa de software, da engenheira Noelle Nascimento, que se chama VELIBRAS: é um programa que você escreve em português e tem uma telinha que tem um bonequinho que interpreta em LIBRAS, é incrível!!! Ele até interpreta em LIBRAS a voz, mas infelizmente esse recurso não funcionou no programa, por ter muita interferência sonora dentro do estúdio.


Seguem dois blocos do Programa nos links abaixo:

http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-07-19/28580

http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-07-19/28584


Leonardo Castilho

5 comentários:

Juscelia Martins disse...

Muito bom.. assisti vcs.. e já estou divulgando o seu blog no meu blog..
Já tive algumas aulas de libras.. e me apaixonei, preciso aprender mais pque quero ser interpréte de Libras...
Um grande abraço!

simone disse...

Ótimo o programa!!!!!!!!!!!!!! Amei!!!!!!!!!! Iria adorar uma visita sua na escola municipal que trabalho em são bernardo que é para surdos: você é jovial, divertido, eloquente, dinâmico, arrasou!!!!

Simone Pó
simonepo@yahoo.com.br

Sophia disse...

Olá! Eu li na Vida Simples sobre uma oficina de ledores, para ler e gravar livros para quem não pode ler. Gostaria de saber como participar e como ajudar em outros projetos.
Parabéns pelo trabalho!
Estou olhando o blog e achando tudo incrível!

Meu email: danyellefioravanti@gmail.com

Beijos,

Dany

Anônimo disse...

OI Leo, eu sou a professora Maria Inês de matemática do Albino Cesar, lembra de mim?
Amei o programa Login no dia que vc participou, fiquei muito emocionada...
Mas acima de tudo vc merece, é um batalhador é um vencedor...Bjs de luz...Sempre em frente.
Hummelines@yahoo.com.br

Bruna disse...

Leo, é a Bruna da sua faculdade...
Parabéns pela matéria no programa Login, creio que você poderia passar isto para toda a faculdade, inclusive o software que a Noelle.
Seu blog faz parte dos meus favoritos.
Beijo