domingo, 9 de novembro de 2008

Encontro com Rafael

O Encontro com Rafael aconteceu em 2007.

No começo do encontro com Rafael Leona, do GAC [Grupo de Arte Callejero / Argentina], a turma sentou na praça em frente da Avenida Sumaré. Rafael se apresentou de pé, depois disso, os alunos criaram o sinal do Rafael. Nunca a criação de um sinal havia sido tão rápida, surgiram uns 4 ou 3 sinais novos e, finalmente, um deles foi escolhido como novo sinal para o Rafa. Depois disso, Rafa explicou sobre sua obra.

Explicou a arte na rua e obtivemos as seguintes respostas dos alunos e educadoras:

Arte na Rua é:

- Ver tudo;
- Fotográfica;
- Forma de mostrar os sentimentos de cada pessoa;
- Construção em grupo;
- Obra participativa;
- Na rua muita gente pode ver;
- A rua é mais dinâmica, a obra fica mais viva;
- Arte Contemporânea.

Depois disso, apresentou uma obra da arte na rua, Alvo.
A obra Alvo já foi apresentada na aula passada.

O que é Alvo?

É uma obra de arte na rua que veio da Argentina, tem vários papéis com desenho de alvo, permitindo aos alunos desenhar ou escrever somente sobre o que é alvo para eles.

Os alunos veteranos explicam o que é “alvo” para os alunos novos. Mostram o papel do alvo para todos e dão os papéis para cada grupo para escrever e desenhar no “alvo”.

Foi muito legal ver que os alunos fizeram parte da arte na rua e que também fizeram um belo trabalho, dando a todos (inclusive a mim) uma boa experiência.

Depois que todos os grupos terminaram o trabalho do alvo, os papéis foram dados a Rafa, para que os colasse no muro da rua.

Assim, os alunos acompanharam Rafa. Alguns o ajudam, outros alunos apenas deram uma olhada nos trabalhos, fazendo perguntas aos outros colegas sobre o alvo de cada grupo.

Quando terminamos o trabalho, os alunos explicaram cada um dos alvos. Não só os alunos fizeram o trabalho, as educadoras também participaram.


Depois, deixamos os alvos no muro. Vejam a mulher observando as nossas obras. (na foto)

O Encontro foi nota DEZ!!!


Felipe Lima

Fotos: Cibele Lucena

Um comentário:

LeHo°Secret disse...

Um trabalho muito interessante!
Infelizmente eu nao estava naquele época!!
Adorei mesmo o blog! Está lindo!!