Muita coisa para falar, nem sei por onde começar... :)
Primeiramente, hoje o Corposinalizante começou sua reunião discutindo sobre o projeto do nosso novo filme (nome provisório: Mundo Contrário). No meio da reunião, descobrimos que hoje era o último dia do Festival dos Melhores Filmes no CineSesc (com toda a programação nacional legendada). Decidimos ir até o CineSesc para registrar o Festival e entrevistar algumas pessoas. Eu topei mesmo sendo de última hora, não tive como recusar.
Depois da reunião do Corposinalizante, antes de irmos ao Cinema, participamos do curso Aprender para Ensinar. Os alunos estavam muito interessados mas, como sempre, fica difícil trabalhar alguns assuntos da arte como "retrato" e "auto-retrato", por que estamos usando o mesmo sinal para "arte" e "pintura". O Leo disse: eu fiquei pensando nisso hoje, quando eu fui para Recife-PE, percebi que lá eles usam um sinal diferente para "arte", depois eu mostro para vocês como é esse sinal. Fui pesquisar no Dicionário de Libras e percebi que estamos usando um sinal errado para "arte".
Voltando ao assunto do cinema... no caminho do CineSesc me diverti muito andando no novo fusca da Cibele (Floquinho de Neve). (Neste momento a Cibele ligou para a Joana, mandei beijos para ela e ela mandou de volta! Estamos com saudade!) Chegamos no CineSesc com uns 30 minutos de antecedência, aproveitamos para preparar as entrevistas e outras coisas.
Fomos comer...
Falando em comer, paramos em uma lanchonete "vegan" que não serve nada de carnes - não tem prato legal para mim lá! ;) - tomei a decisão de seguir as escolhas da Cibele e Daina e veio para mim um hamburguer de "soja" ou sei lá o que! Luana e Isadora demoraram muito para escolher o que comer... como é difícil escolher um prato sem carne! (hahaha... brincadeira, a Luana é vegetariana!). Só uma coca-cola me salvou! :)
Ah, para os integrantes que participaram das filmagens do "Atrás do Mundo", Leo, Lorran, Joana... lembram que colamos o cartaz "Queremos Legendas" em frente ao CineSesc, nas paredes do Citibank? Então, atualmente a placa do banco sumiu! A casa tá feia, pintada de amarelo, acho que hoje o banco virou uma loja de tatoo... :)

Entrando no cinema, começamos a entrevistar algumas pessoas, no estilo "Atrás do Mundo". A Luana começou sozinha, foi corajosa, entrevistou duas mulheres. Luana ficou um pouco nervosa, fez perguntas um pouco repetitivas e ela mesma respondeu as perguntas... mas tudo seguiu bem.
Depois entrevistamos um homem que trabalha no cinema, ele nos deu um depoimento sobre a importância das legendas nos filmes etc.
Entramos na sala para prestigiar as legendas! Nossa, o começo foi muito tedioso. Com Selton Mello e Alessandra Negrini, o filme chamava "Erva do Rato". Bem legendado, mas com tantas cenas silenciosas, que chegava a ser engraçado... comentávamos durante o filme o quanto era chato... mas no final, inesperadamente, as últimas cenas salvaram o filme!
Fora da sala de cinema entrevistamos Maurício, que trabalha na empresa contratada pelo CineSesc para legendar os filmes do Festival. Ele nos explicou que também fez o trabalho de audio-descrição para os cegos (a Daina usou para experimentar).
Creio que esta foi a parte mais importante da parada: Maurício nos deu seu cartão, para mantermos contato e nos disse que nossa ação de 2009 foi citada em reunião do CineSesc com a empresa responsável pelas legendas. Com certeza, na opinião dele, nossa ação "Queremos Legendas nos Filmes Nacionais" foi uma das responsáveis pela legendagem de 100% da programação do Festival.
A Juliana filmou tudo, aposto que vai sair ótimo!
Tirando o hamburguer de soja e o início do filme, o dia foi PERFEITO!!!
Texto: Felipe Lima
Fotos: Felipe Lima, Daina Leyton e Juliana Di Grazia