sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atrás do Mundo 2: A Resposta do CINESESC

Oi leitores e leitoras!

Muita coisa para falar, nem sei por onde começar... :)

Primeiramente, hoje o Corposinalizante começou sua reunião discutindo sobre o projeto do nosso novo filme (nome provisório: Mundo Contrário). No meio da reunião, descobrimos que hoje era o último dia do Festival dos Melhores Filmes no CineSesc (com toda a programação nacional legendada). Decidimos ir até o CineSesc para registrar o Festival e entrevistar algumas pessoas. Eu topei mesmo sendo de última hora, não tive como recusar.

Depois da reunião do Corposinalizante, antes de irmos ao Cinema, participamos do curso Aprender para Ensinar. Os alunos estavam muito interessados mas, como sempre, fica difícil trabalhar alguns assuntos da arte como "retrato" e "auto-retrato", por que estamos usando o mesmo sinal para "arte" e "pintura". O Leo disse: eu fiquei pensando nisso hoje, quando eu fui para Recife-PE, percebi que lá eles usam um sinal diferente para "arte", depois eu mostro para vocês como é esse sinal. Fui pesquisar no Dicionário de Libras e percebi que estamos usando um sinal errado para "arte".

Corposinalizante se preparando para ir ao CineSesc

Voltando ao assunto do cinema... no caminho do CineSesc me diverti muito andando no novo fusca da Cibele (Floquinho de Neve). (Neste momento a Cibele ligou para a Joana, mandei beijos para ela e ela mandou de volta! Estamos com saudade!) Chegamos no CineSesc com uns 30 minutos de antecedência, aproveitamos para preparar as entrevistas e outras coisas.

Lorran e Isadora no Floquinho de Neve

O que o Lorran estava tentando fazer?? ;)

Fomos comer...
Falando em comer, paramos em uma lanchonete "vegan" que não serve nada de carnes - não tem prato legal para mim lá! ;) - tomei a decisão de seguir as escolhas da Cibele e Daina e veio para mim um hamburguer de "soja" ou sei lá o que! Luana e Isadora demoraram muito para escolher o que comer... como é difícil escolher um prato sem carne! (hahaha... brincadeira, a Luana é vegetariana!). Só uma coca-cola me salvou! :)

Isadora tentando escolher o que comer...

Ah, para os integrantes que participaram das filmagens do "Atrás do Mundo", Leo, Lorran, Joana... lembram que colamos o cartaz "Queremos Legendas" em frente ao CineSesc, nas paredes do Citibank? Então, atualmente a placa do banco sumiu! A casa tá feia, pintada de amarelo, acho que hoje o banco virou uma loja de tatoo... :)

"Queremos legendas nos filmes nacionais", ação do Corposinalizante
em frente ao CineSesc em 2009



Entrando no cinema, começamos a entrevistar algumas pessoas, no estilo "Atrás do Mundo". A Luana começou sozinha, foi corajosa, entrevistou duas mulheres. Luana ficou um pouco nervosa, fez perguntas um pouco repetitivas e ela mesma respondeu as perguntas... mas tudo seguiu bem.

Depois entrevistamos um homem que trabalha no cinema, ele nos deu um depoimento sobre a importância das legendas nos filmes etc.

Entramos na sala para prestigiar as legendas! Nossa, o começo foi muito tedioso. Com Selton Mello e Alessandra Negrini, o filme chamava "Erva do Rato". Bem legendado, mas com tantas cenas silenciosas, que chegava a ser engraçado... comentávamos durante o filme o quanto era chato... mas no final, inesperadamente, as últimas cenas salvaram o filme!

Eu (Felipe), Isadora e Luana assistindo Erva do Rato

Filme legendado

Fora da sala de cinema entrevistamos Maurício, que trabalha na empresa contratada pelo CineSesc para legendar os filmes do Festival. Ele nos explicou que também fez o trabalho de audio-descrição para os cegos (a Daina usou para experimentar).

Creio que esta foi a parte mais importante da parada: Maurício nos deu seu cartão, para mantermos contato e nos disse que nossa ação de 2009 foi citada em reunião do CineSesc com a empresa responsável pelas legendas. Com certeza, na opinião dele, nossa ação "Queremos Legendas nos Filmes Nacionais" foi uma das responsáveis pela legendagem de 100% da programação do Festival.

A Juliana filmou tudo, aposto que vai sair ótimo!

Tirando o hamburguer de soja e o início do filme, o dia foi PERFEITO!!!

Eu (Felipe), Luana e Isadora no CineSesc

Texto: Felipe Lima
Fotos: Felipe Lima, Daina Leyton e Juliana Di Grazia

7 comentários:

Anônimo disse...

Felipe, vc é de mais!
hahaha... muito bom, tô dando risada até agora!!!!

sobre o Aprender para Ensinar, é verdade, o sinal de arte atrapalha mesmo qndo queremos falar de pintura e não de arte. precisavamos de um novo sinal. na semana q vem já vamos entrar nas performances, isso vai ajudar. tô amando dar aulas com vcs! e suas contribuições hoje foram otimas, Felipe! e a diretora, vc viu?? o apito da Isadora tem funcionado!

o hamburguer era de grão de bico, não de soja!!! hahaha e tava uma delicia...

o filme era mesmo chato, principalmente o começo. depois ficou tão louco que melhorou né? concordo com vc...

AGORA, TENHO QUE FALAR EM LETRAS GRANDES! PARABENS PRA NÓS! PRIMEIRO, FOI OTIMO A GENTE TER IDO ATE O CINEMA PRA CONFERIR AS LEGENDAS NO FESTIVAL. É ISSO MESMO! NO CALOR DA HORA, ESTAMOS DANDO VALOR ÀS NOSSAS PROPRIAS CAMPANHAS.

SEGUNDO, EU QUASE CHOREI DE ALEGRIA QUANDO O HOMEM DA EMPRESA CONTRATADA PARA POR LEGENDAS NO FESTIVAL DISSE QUE NOSSO CARTAZ FOI VISTO PELO CINESESC E DISCUTIDO EM REUNIAO DELES.

ELE DISSE QUE NOSSO CARTAZ AJUDOU NA DECISAO DE COLOCAREM LEGENDAS!

SIM! NOSSA INTERVENCAO NAO FOI COLAR OS CARTAZES APENAS, FOI CONSEGUIR QUE UM CINEMA PERCEBESSE A IMPORTANCIA DELAS E COMPRASSE NOSSA BRIGA!

sobre as perguntas, numa proxima a gente pode pensar melhor no que é importante perguntar. a Luana foi corajosa de ter ido sozinha! é isso aí! mas depois, juntos, vamos bolando mais perguntas!

EU TAMBEM AMO A JO E TODO O CORPOSINALIZANTE! TENHO MUITO ORGULHO DO NOSSO CAMINHO...

também acho que as imagens de hoje vão ficar lindas!

e vamos mais no cinema juntos! ;)

beijos pra vcs!
da Cibol e do Fusquinha, sempre prontos pra uma aventura!!!

Anônimo disse...

é verdade, aconteceu realmente muitas cosias hoje, o filme era louco, muito chato, mas foi mto criativo,diferente, mulher doiiiida pro um..... hahahahaha!!! Nem comento agora hahaha!

E eu fiquei nervosa no começo para entrevistar as duas mulheres rsrs (PURA VERDADE, EU SEMPRE NERVOSINHA!)

Mas foi bom pra mim, pra eu me acostumar a entrevistar pessoas diferentes, para eles verem a comunidade surda junto com ouvinte... E eles verem o nosso trabalho LINDOOO e importante para o nosso país!

Beeeeiijos,
Luana Milani

Anônimo disse...

Eu amei de ler o que aconteceu ontem, eu podia ter ido, pois ontem acabei não indo para faculdade, pois eu estava acabado, mas beleza, gostei de saber isso!

Falta eu entrar no fusquinha... Lilis, Daina e Luana, odeiam o fusquinha....né? Hihihi... Felipe, o fusquinha parou no meio da rua?? Hahaha... imagina, né?

Só o Felipe!!! Eu ri muito aqui no trabalho, imaginando a situação de cada um de vcs!! Jesus....

A Luana fez isso? Soube pela primeira vez na minha vida durante nossa amizade! Fico orgulhoso em saber....

Ahh conheço esse hamburguer... muito bom lá, adoro!! Mas já faz tempo que não vou, acho vou para lá no almoço amanhã, se der.

Nossa, que bárbaro sobre o homem que produz legenda...

Beijinhos....
Leo Castilho

Anônimo disse...

Nossa gente, acho que além de produtiva a saída pela cidade foi divertida e, que prêmio para o Corposinalizante saber que a intervenção na frente do SESC foi pauta de reunião interna!

O fusca da Cibele se falasse poderia também dar seu relato sobre as cenas que presenciou no percurso MAM/SESC que imagino - hilárias.

Felipe, adorei seu texto e a sua proposta de mudança de hábito alimentar, do salgadinho apimentado para o hambúrguer de grão de bico. Numa próxima prove o de lentilha, é divino!

Que tal nos inspirarmos na organização da Isadora e montarmos um arquivo em papel com as matérias sobre o Corpo, os emails mais importantes trocados coletivamente, cópias de termo de autorização para filmagem...?

Segue o link para as atrações da Virada Cultural, se não para a intervenção frenética do intérprete para o lazer cultural (tem dança e intervenções artísticas).

Copiei do texto do largo São Bento "O espaço dos artistas é a rua. A matéria-prima, o lixo. A fonte de inspiração, o improviso. Ocupação de espaços públicos, arte efêmera e que sai do lixo, recriação do que está reinutilizável. - Urban Trash Art ? Pado e Rodrigo Machado".

http://viradacultural.org/programacao


bjs e parabéns pelo trabalho de ontem, Regina

Anônimo disse...

Oiii Corposs,

Quando voltei para casa naquele dia, de onibus sozinho (onibus é um lugar muito bom para eu pensar e repensar tudo, especialmente o que aconteceu ontem).

Pensei: "Qual mensagem do filme que o diretor quer nos mostrar?" aí está a minha hipótese:

Os animais fazem parte da nossa vida, animais salvam os humanos e também ferram os humanos, como os lobos que foram domesticados há muito tempo (alem da gente começar a ter contato com ET's).

Então, no Egito Antigo, os moradores, especialmente os fazendeiros, sofreram prejuízos com plantas e mortes, por causa do rato!!! Aí descobriram que o gato era ótimo caçador, não morre quando o come, e o povo de lá considerou o gato como Deus (que salvou o Egito!).

Nao podemos nos esquecer dos cavalos da Idade Média, que agitaram as viagens dos homens e agora, vixe, o "Marley e eu"! :)

De longe, Erva do Rato é o filme brasileiro mais alternativo que eu já assisti...

Regina, rsrs... não vou mudar o meu hábito, para mim o prato perfeito é Feijoada: arroz, picanha (ou qquer carne que venha do boi), mandioca frita, sou SUPER BRASILEIRO! xD!

Fiquei pensando sobre as opiniões da Daina e Regina sobre o blog, que deve fica com cara mais "Multimidia", com vídeos das aulas do Aprender para Ensinar e postagens semanais...

Sobre as postagens semanais, devemos só contar sobre o que aconteceu na semana, como um jornal do Corposinalizante e Aprender para Ensinar, e quando acontecer um evento muito importante, como ocorreu no CineSesc, não podemos esperar que essa notícia seja publicada na outra semana, precisamos que seja na hora, fazer o quê, certo...?

Felipe Lima

Anônimo disse...

ah, parece que só eu e Isadora adoramos o fusca da Cibele!

Isadora diz q entrou pq sentiu saudades nos tempos da infância, por isso tem o seu respeito divino ao "Reino dos Fuscas"!

Felipe

Anônimo disse...

Minhas lágrimas cairam de tanta risada por sua causa!!!

com as fotos e o "REINO DOS FUSCAS"!!

ai meu DEUS!!!!!!!!

Leo